Odontologia

Betim

Curiosidades



Dentes fraturados ou trincados


Caso não sinta dores e o pedaço fraturado for pequeno, o tratamento ficará de acordo com sua vontade. Conforme o tamanho da fratura, o dente pode ser corrigido ou suavizado cosmeticamente. Agora se o dente fraturado for um dos artificiais ou uma restauração, precisam ser substituídos.
Dentes trincados ou fraturados precisam ser restaurados sempre que possível, de forma a serem evitados danos posteriores. Às vezes pode ser preciso um tratamento de canal e até mesmo a remoção do dente.
É preciso ficar atento que, nem sempre as fraturas são visíveis, podendo ser necessária uma radiografia para uma melhor visualização. Os sintomas mais comuns podem incluir dores durante a mastigação e até mesmo sensibilidade a bebidas e alimentos, e até mesmo ar, ocorre que tais problemas podem vir a piorar com o tempo.

Converse com seu dentista e peça informações quanto a todos esses procedimentos.

Porque usar o fio dental

O fio dental elimina a placa (uma substância pegajosa com germes, que se forma nos dente e nas gengivas). A limpeza com o fio dental é essencial para remover a placa que fica entre os dentes onde a escova não alcança. Limpar os dentes diariamente com o fio dental aumenta as chances de mantê-los saudáveis por toda vida. Diminuindo assim as chances de ter problemas nas gengivas, e a cárie dental entre os dentes.

Como usar o fio dental:


• Enrole as extremidades de um pedaço de fio dental de 40 a 60 cm, em torno de seus dedos.
• Segure o fio entre o polegar e o dedo indicador de cada mão. Deixe cerca de 3/4 centímetros de fio dental entre suas mãos.
• Passe o fio dental suavemente entre os dentes. Quando chegar a linha da gengiva, faça uma curva em forma de “C” ao redor do dente, certificando-se de chegar abaixo da Linha da gengiva.
• Deslize suavemente o fio dental para cima e para baixo várias vezes, entre cada dente, incluindo os dentes do fundo.
• Aplique pressão contra os dentes durante a passagem do fio dental. Desenrole mais fio dental, a medida que for necessário.
• Suas gengivas podem sangrar durante a primeira semana, até que a camada de placa seja rompida, as bactérias removidas e suas gengivas cicatrizadas .Quando o sangramento ocorrer, não desista e continue usando o fio, que provavelmente vai desaparecer o sangramento.